Representantes da sociedade civil tomaram posse no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente 21/06/2012 - 15:01

Nesta quinta-feira (21), a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou da posse dos novos conselheiros, indicados pela sociedade civil, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O evento foi em Curitiba, no Palácio das Araucárias, e novos membros foram eleitos para o biênio 2012/2013.

Os 12 representantes das cinco macrorregiões participaram de processo eleitoral estabelecido em edital específico, conforme regimento interno, no qual as entidades habilitadas elegeram os conselheiros. Também fazem parte do Conselho 12 membros governamentais que foram eleitos na última gestão.

Para a secretária da Família, o trabalho dos conselheiros consiste em comprometimento e na vontade de colocar em prática a garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Além disso, é necessário fazer constantemente um monitoramento dos resultados e verificar se os programas estão conseguindo resgatar e promover a qualidade de vida para nossas crianças”, destacou Fernanda Richa.

No pronunciamento da representante da Associação Caminho da Vida, Janaina Fátima Rodrigues, ela destacou que sua presença no Cedca não era para representar apenas a entidade pela qual foi eleita, mas várias instituições que fazem o acolhimento infantil. “Estou aqui para representar as crianças, que só em Curitiba são mais de 600. Agradeço a referência que a secretária da Família e este Conselho fez ao nosso trabalho e a importância das nossas ações”, lembrou Janaina Fátima Rodrigues.

CONSELHO - O Cedca é um órgão de natureza estatal especial, com instância pública essencialmente colegiada, composto de forma paritária de 24 membros efetivos, entre indicados pelos órgãos governamentais e não governamentais. Os representantes da sociedade civil são eleitos a cada dois anos. O conselho se reúne mensalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, segundo leis federais, estaduais e municipais, em reuniões abertas à comunidade.

GALERIA DE IMAGENS