Pesquisa revela interesses dos jovens paranaenses 17/08/2011 - 10:19

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, recebeu do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) os resultados da pesquisa referente à implantação dos Centros da Juventude – programa que pretende oferecer espaços destinados ao desenvolvimento integral de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social ou com direitos violados.

Realizada nos 29 municípios do Estado onde estão sendo implantados os Centros, a pesquisa ouviu mais de mil jovens, entre 12 e 18 anos, e 90 instituições sociais que atuam na área da infância e juventude. O objetivo foi coletar dados sobre o perfil dos entrevistados e identificar seus interesses nas áreas da arte, cultura, esporte, lazer e formação profissional.

“Conhecer o jovem e saber o que ele quer é essencial para a construção e execução de ações que contribuam para o interesse e a demanda desse público”, disse a secretária. Para ela, o conhecimento das preferências apontadas pelos jovens permitirá que os gestores dos Centros da Juventude de cada município possam decidir sobre as atividades a serem desenvolvidas.

A partir dos resultados da pesquisa, elaborou-se um ranking das atividades mais desejadas: dança, música e natação; seguidas de futebol, teatro, informática e idiomas (todas mencionadas por pelo menos 40% do público). Quanto à formação profissional, os cursos e oficinas mais apontados foram informática (42,5%), idiomas (40,6%) e atividades administrativas (28,4%). A preocupação de “tirar os jovens da rua e das drogas” foi a ocorrência mais citada entre os jovens (28,5%).

O relatório completo, com todos os dados da pesquisa do Ipardes, pode ser acessado no site da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) – www.familia.pr.gov.br.

EXPECTATIVA – O programa Centros da Juventude pretende oferecer espaços destinados ao desenvolvimento integral de adolescentes e jovens (especialmente entre 12 e 18 anos) em situação de vulnerabilidade social ou com direitos violados, por meio de atividades que possibilitem produzir e acessar bens culturais e artísticos e participar de eventos esportivos e tecnológicos que favoreçam a formação pessoal, profissional e política. É baseado em três pilares – cidadania, convivência e formação – e será implantado em 29 municípios do Paraná.

Em fase de obras, os Centros da Juventude começam a ser entregues a partir de setembro de 2011. A expectativa é que todos estejam em funcionamento já em 2012.

O governo investiu R$ 2,5 milhões na construção de cada Centro. Os recursos são do Tesouro Estadual, provenientes do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca).

“A gestão dos Centros da Juventude será municipal, ou seja, as atividades do programa serão direcionadas de acordo com a vocação, os interesses e as condições socioeconômicas locais. A Seds atua junto aos comitês gestores municipais, articulando políticas públicas com as secretarias estaduais da Saúde, Cultura, Educação e Ciência e Tecnologia”, explica Letícia Reis, coordenadora de Proteção Social Básica da Seds.

Os Centros estão sendo implantados nos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Pitanga, Prudentópolis, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama.