Núcleo da Paz discute ações para proteção de crianças e adolescentes 09/02/2017 - 15:10

Os temas relacionados à proteção de crianças e adolescentes farão parte de um novo grupo de trabalho do Núcleo da Paz ─ fórum estadual criado pelo Governo do Paraná para discutir ações de prevenção da violência, promoção da saúde e cultura da paz. A proposta é da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e foi aprovada na reunião do núcleo desta quarta-feira (05), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

O coordenador da Política da Criança e do Adolescente da secretaria, Alann Bento, destaca que a instituição de um grupo de trabalho específico para tratar de questões relacionadas à criança e ao adolescente fortalecerá as ações que já são desenvolvidas pela Secretaria da Família no enfrentamento às violências contra esse público.

“Com este espaço, poderemos encaminhar os assuntos que forem apresentadas pelo Núcleo de Paz e orientar as comissões regionais de enfrentamento às violências, alcançando todas as regiões do Paraná”, explica Bento.

Ele lembra que, desde 2011, a Secretaria da Família estimula a formação de redes de proteção de crianças e adolescentes nos planos regional e municipal.  Em cinco anos, os investimentos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA) somaram R$ 222 milhões. Entre as ações estão a promoção de campanhas para sensibilizar a sociedade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e o reforço nos investimentos em capacitação de profissionais e na produção de materiais técnicos.

ARTICULAÇÃO – Allan Bento afirma que a pasta participa ativamente do Núcleo da Paz e reconhece a importância desse espaço de articulação para a prevenção das violências e estímulo da cultura da paz. “É uma importante ferramenta para o fortalecimento da rede de proteção, já que reúne representantes governamentais, conselheiros de direitos e demais pessoas que fazem parte do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.”

NÚCLEO - O Núcleo da Paz é  composto por representantes de sete secretarias estaduais e cinco conselhos estaduais de políticas públicas, além de convidados vinculados à rede de proteção. Eles se reúnem a cada dois meses com o objetivo de discutir ações integradas de combate à violência em diversas regiões, e contribuir para qualificar a gestão pública para o trabalho de prevenção da violência e promoção da saúde.