Mapeamento da violência contra crianças e adolescentes será apresentado em Curitiba 02/06/2014 - 10:20

Um panorama da violência contra crianças e adolescentes no Paraná será apresentado na próxima terça e quarta-feira (03 e 04), em Curitiba, no I Simpósio do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, que tem como tema “Direito da Criança: Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente no Paraná – Capacitação de Profissionais e Bolsistas”.

Realizado anteriormente em todas as universidades públicas do Estado, o simpósio tem o objetivo de intensificar os debates em torno do tema, incentivando ações de combate à violência nos aspectos jurídicos, psicológicos, sociais e pedagógicos.

Foram promovidas etapas regionais em Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Guarapuava e Marechal Cândido Rondon. Ao final de cada uma foi elaborada a “Carta de Intenções e Propostas” e, com todas as informações, foi possível fazer o mapeamento do que representa o problema no Estado.

A coordenadora geral do evento, Claudete Carvalho Canezin, explicou que durante o encontro será apresentado o quadro quantitativo dos atendimentos dos oito núcleos existentes no Paraná, desde que foram criados, há oito anos. “A capacitação dos profissionais, viabilizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio das universidades estaduais, está possibilitando a resolução de muitos problemas. Podemos perceber o efetivo trabalho do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude em todo o Estado, ou seja, a vítima está recebendo todo o atendimento que precisa, seja psicológico, pedagógico, jurídico e/ou assistencial. Costumo dizer que o Núcleo trata e cura o problema”, destacou a coordenadora.

Além dos debates, o simpósio também capacita profissionais e acadêmicos bolsistas do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, funcionários da rede socioeducativa e profissionais das redes de proteção à criança do município, entre outros.

O procurador de justiça do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, afirma que nos encontros do simpósio foi possível conferir os resultados práticos dos núcleos, servindo para o aprimoramento da atuação dos mesmos. “Os núcleos podem contribuir para o fortalecimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, auxiliando no diagnóstico da situação da Infância em cada localidade, assim como na formulação de uma política consequente para a Infância e Juventude”, ressaltou.

Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o levantamento de informações e o mapeamento delas nos núcleos são importantes porque ajudam o Governo do Estado a formular políticas públicas ainda mais adequadas. “Assim garantimos o enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente no Paraná”.

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude é um programa das Secretarias da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior e da Família e Desenvolvimento Social. O recurso usado na capacitação dos profissionais e bolsistas do Núcleo, no valor de R$ 250 mil, foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) do Paraná em outubro de 2012.

A abertura do simpósio será nesta terá-feira (3), às 18h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada na Rua Brasilino Moura, 253, bairro Ahú, em Curitiba Curitiba/PR. Mais informações no site www.uel.br/eventos/simposioneddij