Klabin apoia campanha do Governo do Estado contra exploração sexual 10/03/2017 - 10:20

A campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, lançada recentemente pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, ganhou um novo apoiador. Os materiais informativos da campanha foram usados em uma ação interna de conscientização, promovida pela Klabin ─ indústria de celulose e maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, nesta quarta-feira (08) e quinta-feira (09), em Paranaguá, Litoral do Estado.

A mobilização tem como público-alvo motoristas, estivadores e colaboradores que prestam serviços para a Klabin, e também a equipe interna que trabalha na Unidade de Logística de Papel e Celulose no município.

Para o coordenador da política da criança e do adolescente da secretaria, Alann Bento, a participação ativa da sociedade ─ população, empresas privadas e entidades da sociedade civil ─ é fundamental para que as campanhas de sensibilização tenham o êxito esperado.

“Este envolvimento é fundamental para identificarmos os casos de exploração, que ainda não são denunciados, e atender a vítima que precisa de ajuda. Ninguém melhor do que aqueles que estão próximos aos locais que a exploração ocorre para nos ajudar a combater esta prática”, afirma o coordenador. “Só assim garantiremos um desenvolvimento saudável às nossas crianças e adolescentes.”

Ele ressalta que o material da campanha está disponível para ser baixado e impresso no hotsite www.paranacontraexploracaosexual.pr.gov.br. “As prefeituras, empresas privadas e entidades sociais e apoiadores interessados também podem entrar em contato com a Secretaria da Família e solicitar”, diz. O e-mail para contato é o cpca@seds.pr.gov.br.

RESULTADOS - Desde fevereiro, a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas promove diversas ações em todo o Paraná, com o objetivo de alertar a população a respeito desta prática nas rodovias paranaenses e incentivar as denúncias. São folhetos informativos, cartazes, outdoors veiculados em 60 pontos das estradas do Estado e vídeo publicitário para TV e redes sociais.

Os resultados já são evidentes: dados do Disque 181, canal de denúncia do Governo do Estado, mostram que no mês de lançamento da campanha o número de queixas de violação de direitos de crianças e adolescentes cresceu 87%, em relação ao mesmo período de 2016.

Também são parceiras na campanha as concessionárias Ecovia Caminho do Mar S/A e Ecocataratas, que estão distribuindo os folhetos nas praças de pedágio sob sua administração. A mobilização cobre ainda toda a rede socioassistencial do Estado, conselhos tutelares, conselhos municipais de direitos, colégios estaduais, unidades de saúde, hospitais de referência e barcas de travessia, no Litoral.

CAMPANHAS - Desde 2011, a Secretaria da Família investe fortemente em campanhas e ações de conscientização, para que a população saiba como identificar e onde denunciar casos de violência e violação de direitos. Os materiais são distribuídos para todo o Estado, e disponibilizados para uso dos municípios e também de apoiadores interessados. As campanhas lançadas até agora foram: Doe sua Voz (2011); Solte sua Voz (2012); Viva a Infância 1 (2013); Viva a Infância 2, Defenda o Adolescente e Viva a Família (2016); Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval e de Combate à Exploração Sexual nas Estradas (2017).