Formado o primeiro grupo do Programa Escotismo na Escola 21/10/2011 - 18:00

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta quinta-feira (20) da cerimônia de fundação do Grupo de Escoteiros Zilda Arns, no Colégio Estadual Manoel Ribas, em Curitiba. O colégio é o primeiro do Estado a participar do Programa Escotismo na Escola, desenvolvido em parceria com a regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e que prevê a implantação gradativa de grupos de escotismo em escolas estaduais.

“O que está acontecendo aqui é o que queremos para o maior número possível de escolas no Paraná. O Colégio Manoel Ribas já é uma referência para o Estado com a implantação da educação integral. Espero que este programa seja exemplo que a escola dá para o Paraná”, afirmou Arns.

O presidente da regional Paraná da UEB, Paulo Salamuni, defendeu a inserção dos princípios do movimento escoteiro no ambiente escolar. “Este é um dia histórico para os escoteiros, pois damos início à propagação da filosofia escoteira na rede estadual de ensino. E, como uma semente, esperamos que ela se espalhe por todo o Brasil”, disse.

O GRUPO – O Grupo de Escoteiros Zilda Arns é formado por 24 alunos da 6ª série do ensino fundamental. Durante a cerimônia de fundação, quatro jovens fizeram a promessa escoteira. A partir de agora cada um terá a responsabilidade de monitorar uma das quatro patrulhas do grupo e ajudar seus colegas a vencer as etapas para também obter o título de escoteiro.

Sônia Alessandra Domingues, uma das novas escoteiras, disse estar contente por ter sido escolhida monitora de uma patrulha. “Isso será muito importante para o meu futuro”, comentou. Para a mãe da aluna, Rosa Domingues, “será uma boa experiência para ela”.

BIBLIOTECA – Flávio Arns aproveitou a visita à Vila Torres para conhecer a biblioteca montada pela Associação Jovem Cidadão de Mãos Dadas com Você com livros encontrados no lixo por catadores de papel. Segundo o presidente da associação, Carlos Roberto Teles, a biblioteca, que possui cerca de 11 mil livros, oferece de segunda a sexta-feira espaço de leitura e pesquisa para a comunidade e, aos sábados, contação de histórias para as crianças.