Conselho tutelar de Jardim Olinda recebe veículo e equipamento de informática 09/05/2012 - 10:45

O conselho tutelar de Jardim Olinda, na região Noroeste do Estado, já recebeu o veículo e os equipamentos de informática adquiridos com recursos liberados pelo governo do estado em conjunto com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds).

Os recursos destinados para a compra de veículos e equipamentos de informática, liberados no ano passado, fazem parte de um total de R$ 13 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A administração desse fundo, destinado a melhorar a atuação dos 413 conselhos tutelares nos 399 municípios paranaenses, está a cargo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

A entrega do veículo aconteceu no dia 04 de maio na presença do prefeito de Jardim Olinda, Juraci Paes, que destacou a imparcialidade do Governo do Estado no envio de recursos para os municípios.

“Este governo não está fazendo qualquer distinção partidária ou com relação ao porte da cidade. Nós agradecemos porque hoje os pequenos municípios estão recebendo a atenção que antes não era dada”, afirmou Paes.

Além do prefeito, participaram da entrega vereadores, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, autoridades municipais e a chefe do escritório regional da Seds em Paranavaí, Toshie Yamakawa.

Com novos equipamentos de informática o conselho tutelar de Jardim Olinda poderá aprimorar as estruturas de trabalho e implantar o Sipia-Web (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), programa que permite o registro de denúncias pela internet e cria um banco de dados unificado com todo o Estado. O automóvel será usado no apoio aos trabalhos dos conselheiros tutelares, que precisam se deslocar para verificação de denúncias e acompanhamento de crianças e adolescentes.

O conselho tutelar é uma das unidades estratégicas do sistema para garantia e defesa dos direitos de pessoas com menos de 18 anos. A atuação está regulamentada em lei e deve ser executada pelos poderes públicos.