Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente elege nova presidente 12/12/2014 - 14:30

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizou nesta quinta-feira (11), em reunião extraordinária, a eleição para presidente e vice-presidente, conforme regimento interno. Durante a reunião, os conselheiros elegeram para a presidência do órgão Ires Damian Scuzziatto, do Centro Social e Comunitário Dorcas da Comunidade Luterana, e para vice-presidente, Márcia Tavares dos Santos, representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A gestão das novas dirigentes iniciará em janeiro e terá seis meses de duração.

Para a nova presidente, que representa a sociedade civil, sua gestão terá três grandes desafios. O primeiro deles é a organização de um novo processo eleitoral para os representantes da sociedade civil que integram o Conselho. Ires cita ainda a realização da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da eleição dos conselheiros tutelares em todo o Estado, que acontecerão em 2015.

“Teremos grandes eventos, mas não podemos deixar de considerar que a prioridade do Cedca é pensar a política de atendimento às crianças e adolescentes de todo o Paraná, desde a capital até o menor município do Estado”, disse Ires.

CEDCA – O Cedca foi criado em 1991 como um órgão consultivo, deliberativo e controlador das ações de atendimento à criança e ao adolescente, vinculado à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Sua atribuição é de formular a política de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; deliberar sobre as prioridades de atuação na área da criança e do adolescente, de forma a garantir que as ações do governo contemplem de forma integral a universalidade de acesso aos direitos preconizados na Constituição Federal, na Constituição Estadual e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Atualmente o Conselho é composto por cinco câmaras: políticas básicas; garantia de direitos; de capacitação, mobilização e articulação; de gerenciamento do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência (FIA); e de orçamento.

É composta por 24 membros intitulados conselheiros, eleitos de forma paritária e que se reúnem mensalmente para deliberar sobre políticas referentes à criança e ao adolescente, com a participação da sociedade civil e de secretarias estaduais envolvidas em ações na área da criança e do adolescente.