Cedca divulga lista de entidades eleitas para o mandato 2015-2017 09/09/2015 - 17:40

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) divulgou, nesta quarta-feira (9), a relação das entidades da sociedade civil eleitas para compor o órgão no biênio 2015-2017. Foram eleitos 12 conselheiros, representando 11 regionais ampliadas do estado. O processo eleitoral foi acompanhado pela equipe técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e referendado por integrantes do Ministério Público do Paraná.

Segundo o responsável pela Unidade Técnica de Garantia de Direitos da pasta, Leandro Meller, a eleição deste ano também registrou uma participação inédita: foram habilitadas aproximadamente 130 entidades votantes, das quais 30 concorreram como candidatas.

Meller afirmou que a ampliação da representatividade de cinco para 11 regionais, despertou o interesse de entidades que historicamente não participavam do processo eleitoral. “Foi uma eleição democrática, aberta à participação de todas as entidades do estado, independente do porte ou da localização. Tivemos votantes e candidatos de vários municípios, representando as diversas realidades das crianças e adolescentes do Paraná”, disse.

RENOVAÇÃO – Das 12 entidades eleitas, nove exercerão o mandato pela primeira vez, o que representa uma renovação de 75% do colegiado. Para a presidente do Cedca, Ires Damian Scuzziatto, essa mudança no quadro de conselheiros é construtiva. “A gente tem que ter novas ideias, novas pessoas. Esse processo deu a oportunidade a localidades que antes não tinham acesso fácil ao processo eleitoral”, afirmou. “Estou muito feliz porque o nosso objetivo foi atingido. A descentralização beneficiou crianças e adolescentes de todas as regiões. Agora sim, conseguimos dar a conotação de um conselho do Estado, de um Paraná por inteiro, e não só da capital e dos municípios maiores.”

REPRESENTANTES – A regional ampliada de Curitiba elegeu duas representantes: a Associação Brasileira de Educação e Cultura (Centro Educacional Marista de Curitiba), reeleita, e Associação Cristã de Assistência Social. As entidades de Foz do Iguaçu reelegeram a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, e o mesmo aconteceu em Londrina, região Norte do estado, que elegeu novamente o Instituto Leonardo Murialdo para ocupar a vaga no colegiado.

Na regional de Cascavel, a vencedora foi a Guarda Mirim de Cascavel, e em Guarapuava, a maioria dos votos foi para o Centro de Nutrição Renascer. A representante eleita em Toledo, na Região Oeste, foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Umuarama.

No norte pioneiro, votantes da regional de Jacarezinho escolheram a Apae de Santo Antônio da Platina, enquanto que nas regionais ampliadas do noroeste, Maringá e Paranavaí, os novos conselheiros são da Comunidade de Assistência Bom Pastor e da Comunidade Católica Emanuel, respectivamente.

Entre as 11 regionais ampliadas, Irati foi a única que não teve registro de candidatos. Em situações como essa, o regulamento das eleições determina que a vaga seja transferida para a regional ampliada de localização mais próxima. Por este motivo, a regional de Ponta Grossa terá dois representantes no conselho: a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual e a Apae de Jaguariaíva.

DIVERSIDADE – Localizada no município com pouco mais de 34 mil habitantes, na região dos Campos Gerais, a Apae de Jaguariaíva é uma das entidades a ocupar uma cadeira no Cedca pela primeira vez. O conselheiro eleito, Francisco dos Santos Marcos, ressaltou que a vaga vai contribuir para trazer mais representatividade para as crianças e adolescentes com deficiência. Ele também disse que pretende contribuir para o fortalecimento dos conselhos municipais e da articulação entre as redes de proteção.

“Quanto o trabalho estava focado mais na capital os conselheiros dali não tinham noção do que acontecia em cada região. Só quem está no dia a dia pode colocar com mais clareza e ajudar a subsidiar ações mais efetivas para garantia de direitos”, explicou ele. “Com a participação descentralizada, o conselho vê o estado como todo, com todas as suas peculiaridades. Você consegue ampliar o nível de atuação, porque os conselheiros vão colocar sua realidade abrangendo o Paraná”, finalizou.

A relação completa está disponível no endereço eletrônico: http://xoops.celepar.parana/migracao/seds_cedca/arquivos/File/eleicoes/resultado_final_CEDCA.pdf

GALERIA DE IMAGENS