Servidores da socioeducação participam de capacitação em Londrina 24/10/2014 - 11:20

Servidores que fazem o atendimento a adolescentes em restrição ou privação de liberdade nos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade de Campo Mourão, Londrina, Maringá, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Umuarama estão reunidos em Londrina. Eles participam, até a próxima quinta-feira (23), do terceiro encontro do Circuito de Capacitação da Socioeducação, que foi lançado este mês pelo Governo do Estado para capacitar os 1,5 mil servidores que atuam na área em todo o Paraná, até abril de 2015.

O encontro acontece no Hotel Crystal, das 8 às 18 horas, e tem o objetivo de estimular a formação continuada, visando o alinhamento teórico-metológico do atendimento prestado em todo o Estado.

Participam da capacitação assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, dentistas, educadores sociais, médicos, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, administradores, motoristas, auxiliares de manutenção, diretores, diretores assistentes e chefes das unidades.

Durante os três dias de evento, os servidores participarão de oficinas que têm como tema o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que regulamenta a forma como o poder público deve prestar atendimento especializado aos adolescentes autores de ato infracional; o trabalho em equipe; o fazer socioeducativo; adolescências e saúde mental.

A coordenadora de Medidas Socioeducativas da Secretaria da Família, Cláudia Foltran, explica que a Circuito de Capacitação da Socioeducação permitirá que o Governo do Estado qualifique ainda mais o atendimento oferecido aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Paraná. Cláudia lembra que todos os temas abordados durante o encontro foram sugeridos pelos próprios servidores.

O programa oferecerá também capacitação na área da segurança, com orientação da Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Nesta fase, os servidores receberão instruções sobre socorros de urgência, prevenção e combate a princípios de incêndio, defesa pessoal e gerenciamento de crise.

O Circuito de Capacitação da Socioeducação promoverá dez encontros nos polos de Curitiba, Cascavel e Londrina. Além das oficinas, o evento oferece uma exposição de banners que mostram as boas práticas desenvolvidas nas unidades de socioeducação.

GALERIA DE IMAGENS