Secretaria realiza videoconferência para orientar equipes municipais 18/05/2016 - 15:34

No dia 3 de junho, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizará a segunda videoconferência para orientar municípios na elaboração do Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O seminário poderá ser assistido nas sedes das 18 Regionais da Secretaria da Saúde do estado. A transmissão ao vivo inicia às 8h30 e segue até 17h30.

O coordenador da Política da Criança e do Adolescente da Seds, Alann Barbosa Bento conta que o evento é destinado aos gestores e equipe envolvida com a elaboração do Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nos municípios. “Também estão convidados os membros do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e representantes de universidades estaduais”, ressalta.

Para participar, os interessados devem se inscrever na sede do escritório regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social que atende ao seu município. Confira os endereços aqui.

No momento da inscrição será informado em qual Regional de Saúde a transmissão poderá ser assistida.

PRAZO - De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), cada município deverá elaborar e deliberar o seu Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes até o dia 3 de dezembro.

Em 2015, o Governo do Estado elaborou um caderno orientativo, para ajudar os municípios nesse processo de elaboração do plano. Ao todo foram investidos R$ 43,5 mil do Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência (FIA) na produção e impressão de 2.500 exemplares da cartilha. Para acessar a versão eletrônica da cartilha clique aqui.

PIONEIRO - O Paraná foi o primeiro estado a elaborar e aprovar o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançado em 2013, pelo governador Beto Richa. Trata-se de um documento que orienta todo o trabalho a ser desenvolvido para garantir a qualidade de vida de crianças e adolescentes até 2023.