Secretária da Família entrega carro para conselho tutelar de São Pedro do Paraná 16/04/2012 - 12:03

Nesta sexta-feira (13) a secretária da Família, Fernanda Richa, esteve em São Pedro do Parana, para fazer a entrega de um automóvel e equipamentos de informática para o conselho tutelar do município.

São Pedro do Paraná fica na região Noroeste do estado e está a quase 600 quilômetros de Curitiba. Apesar da distância, a secretária da Família esteve no município que tem cerca de 2,5 mil habitantes, para ter contato com a população.

“Faço questão de estar o mais próximo possível das famílias para poder conversar com as pessoas. E esse é respeito que o governador Beto Richa e eu temos por todos paranaenses, independente do lugar onde estejam”, afirma Fernanda Richa.

Segundo a secretária, é muito importante o trabalho conjunto entre governo estadual e prefeituras que vem permitindo o melhor cumprimento das atribuições dos conselhos, que estavam com falta de estrutura física para atender a população.

O veículo será utilizado para dar apoio aos trabalhos dos conselheiros tutelares, que precisam se deslocar para verificação de denúncias e acompanhamento de crianças e adolescentes. Já com o novo equipamento de informática o conselho tutelar de Bandeirantes poderá, por exemplo, aprimorar as estruturas de trabalho e implantar o Sipia-Web (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), programa que permite o registro de denúncias pela internet e cria um banco de dados unificado com todo o Estado.

FUNDO - O conselho tutelar é uma das unidades estratégicas do sistema para garantia e defesa dos direitos de pessoas com menos de 18 anos. A atuação está regulamentada em lei e deve ser executada pelos poderes públicos.

Os recursos destinados para a compra de veículos e equipamentos de informática, liberados em 2011, fazem parte de um total de R$ 13 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A administração desse fundo, destinado a melhorar a atuação dos 413 conselhos tutelares nos 399 municípios paranaenses, está a cargo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

GALERIA DE IMAGENS