Programação do Circuito de Capacitação da Socioeducação segue em Curitiba 03/11/2014 - 10:20

Servidores que atuam nos Centros de Socioeducação (Censes) e em Casas de Semiliberdade de Curitiba, Região Metropolitana e Ponta Grossa estão na capital participando do segundo curso do Circuito de Capacitação da Socioeducação. O evento teve início nesta quarta-feira (29), no Hotel Nacional Inn, e segue até esta sexta-feira (31). O programa é realizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da parceria entre as secretárias da Família e Desenvolvimento Social e Segurança Pública e a Escola de Governo. O evento tem o objetivo é estimular a formação continuada, com foco no alinhamento teórico- metodológico do atendimento prestado no Estado.

A meta do programa é capacitar até abril de 2015, 1.500 servidores que atuam nos 18 Centros de Socioeducação e sete Casas de Semiliberdade instalados em todo o Estado. São assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, dentistas, educadores sociais, médicos, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, administradores, motoristas, auxiliares de manutenção, diretores, diretores assistentes e chefes das unidades.

Os conteúdos abordados durante os três dias de curso foram sugeridos pelos próprios servidores das unidades socieoeducativas, dentre eles: Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase),Trabalho em Equipe, Fazer Socioeducativo e Adolescências e Saúde Mental.

A presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), Berenice Maria Giannella, ministrou a palestra sobre o Sinase, que regulamenta a forma como o poder público deve prestar atendimento especializado aos adolescentes autores de ato infracional. A docente ressaltou que a capacitação dos servidores que atuam nessa área é essencial porque são eles que lidam com os adolescentes no dia a dia e devem ter solidez de conhecimentos. ”É muito difícil trabalhar com os adolescentes porque eles se transformam sempre; e o servidor tem que estar preparado para isso”, explicou.

O técnico administrativo do Cense de Ponta Grossa, Vilceio Roberto Scarpim, destacou que o curso proporciona um “repensar” importante. “Um evento como esse amplia nossas visões, além de reforçar o que já vivenciamos na prática e que, às vezes, deixamos de lado em função da própria rotina”.

O programa oferecerá também capacitação na área da segurança, com orientação da Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Nesta fase, os servidores receberão instruções sobre socorros de urgência, prevenção e combate a princípios de incêndio, defesa pessoal e gerenciamento de crise.

Esta foi a quarta das dez capacitações que serão promovidas pelo Circuito. Os eventos acontecem nos polos de Curitiba, Cascavel e Londrina. Cada capacitação tem duração de três dias, e em cada uma acontece uma exposição de banners que mostram as boas práticas desenvolvidas nas unidades.

O próximo curso será realizado em Cascavel, de 4 a 6 de novembro.

GALERIA DE IMAGENS