Ponta Grossa realiza etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente 29/03/2012 - 10:50

Na última quinta-feira (22), aconteceu na cidade de Ponta Grossa a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento que contou com a participação de mais de 120 pessoas e representantes de 16 municípios da região, aconteceu nas instalações do Sest/Senat.

A assistente social e conselheira do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), Janaina Fatima Rodrigues de Souza, palestrou para os presentes. Durante a reunião também foi realizado trabalho em grupo para discussão dos eixos temáticos e elaboração de propostas a serem enviadas para a etapa estadual que acontece em Curitiba, nos dias 07, 08 e 09 mês de maio.

Um dos grandes momentos da conferência foi a apresentação musical realizada pelo grupo do Cras Jovem, do município de Ipiranga. Segundo a organização da etapa regional de Ponta Grossa, o evento ocorreu de forma a oportunizar a participação e se consolidou como um importante momento democrático de discussão e deliberações para a elaboração de propostas que podem vir a contribuir para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente

A conferência busca articular e pactuar com os gestores das três esferas de governo o processo de implementação da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Para isso, foi definido que o processo fosse realizado em três etapas: municipal, regional e estadual.

A Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente (que passou por consulta pública no ano passado e está em fase de finalização) será o tema central da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para 11 a 14 de julho.

A partir das 68 diretrizes já aprovadas, foram elaborados os princípios, as diretrizes e os objetivos estratégicos do Plano Decenal. Todo o processo de conferências 2011-2012, que se iniciou com os encontros municipais, tem em vista três focos principais: sua mobilização, implementação e monitoramento.