Paraná amplia vagas de escolarização para adolescentes 15/02/2017 - 08:50

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, vai ampliar a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Centros de Socioeducação do Paraná. Para o ano letivo de 2017, que começa nesta quarta-feira (15), novas turmas serão abertas no Centro de Socioeducação (Cense) de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

As novas turmas vão atender 74 estudantes que cumprem medidas socioeducativas. Os internos poderão concluir de uma a quatro disciplinas, conforme o seu Plano de Individual de Atendimento (PIA).

“O Paraná trabalha para garantir esse atendimento porque entendemos que a escolarização funciona como um instrumento de transformação social, uma vez que o jovem que conclui o ensino fundamental no centro de socioeducação não volta a cometer as mesmas infrações, em sua grande maioria”, disse a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Marcia Dudeque.

Com as novas turmas, a modalidade de ensino vai atender até 800 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos 19 Censes paranaenses. O atendimento é feito por meio do Programa de Educação nas Unidades Socioeducativas (Proeduse), que tem como objetivo oferecer a Educação Básica aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação.

A escolarização na socioeducação está vinculada ao Departamento da Educação Básica (DEB), por meio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease) da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

GALERIA DE IMAGENS