Jogos da Integração e Inclusão reúnem atletas em Curitiba 11/11/2014 - 14:30

Um desfile das delegações participantes e o acendimento da pira olímpica marcaram a abertura oficial da 10ª edição dos Jogos da Integração e Inclusão (JOIN), nesta segunda-feira (10), em Curitiba. Considerado o maior evento esportivo destinado às pessoas com deficiência na região, o JOIN reúne este ano 1.103 atletas de 32 instituições de Curitiba e Região Metropolitana. As competições acontecerão a partir desta terça-feira (11), no Ginásio do Círculo Militar.

Até o próximo dia 24, os atletas participarão de provas em 13 modalidades esportivas adaptadas: atletismo, tênis de mesa, vôlei adaptado, vôlei, goalball, polibate, xadrez, bocha de areia, boccia, natação, futsal, beisebol e golfe. Participam atletas com deficiência visual, física, auditiva, intelectual e com transtorno global de desenvolvimento.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo, parabenizou os atletas e os idealizadores do JOIN. “Eventos como este ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva e integrada, além de ser um grande momento de confraternização”, disse.

ESTÍMULO - O JOIN é realizado pelo Instituto Gui Darin e pela Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Potencial Humano (Apadeh), com o apoio da Secretaria da Família, instituições de ensino e do Sesc Água Verde. O evento é promovido com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

O presidente do Instituto Gui Darin, Márcio Darin, explicou que os Jogos da Integração e Inclusão têm o objetivo de estimular ideias inovadoras que garantam a inclusão das pessoas com deficiência e incentivar a prática desportiva. Segundo o presidente, nesses dez anos de promoção, o JOIN se tornou um meio de identificar novos talentos para as competições paralímpicas.

Participaram também da cerimônia de abertura, Jorge Wekerlin, que representou o vice-governador, Flávio Arns; Leandro Meller, representante do Cedca; Carla Darin, presidente da Apadeh; Alessandra Toledo, da Secretaria Municipal da Educação; vereador Zé Maria; coronel Júlio Mulaski, do Círculo Militar, e Mauro Nardini, da Seds.