Governo inicia curso para capacitar agentes da rede de proteção da criança e adolescente 11/06/2014 - 07:40

O Governo do Estado realizou nesta terça-feira (10) em Curitiba a aula inaugural do curso que capacitará quatro mil agentes que atuam na rede de proteção infantojuvenil para o uso do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia). O evento foi transmitido ao vivo via web para os 399 municípios do Paraná.

O curso na modalidade a distância é coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Escola de Governo. As aulas serão ministradas em cinco ciclos de 800 alunos cada e serão ofertadas para conselheiros tutelares, conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente, integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente e servidores da Secretaria da Família em todo o Paraná.

“Tenho certeza que esta capacitação fortalecerá ainda mais os protagonistas da rede de garantia de direitos. Só assim teremos condições de aprimorar a formulação de políticas públicas para nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

SISTEMA - O Sipia é um instrumento de apoio à gestão em direitos da criança e do adolescente que facilita a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em âmbito local, regional e nacional. No sistema são realizados os registros para o acompanhamento e monitoramento dos casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes no Estado. Por sua agilidade, o sistema é um instrumento essencial para subsidiar a formulação de políticas públicas da rede de proteção de crianças e adolescentes, além de fortalecer as ações do sistema de garantia de direitos.

“O curso faz parte da modernização das tecnologias educacionais do Estado e instaura as boas práticas de trabalho na rede. São quatro mil servidores que não precisarão se deslocar de seus municípios para aprender a utilizar este sistema tão importante na rede de proteção”, relatou a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

INVESTIMENTOS - A implementação do Sipia está sob a responsabilidade da Unidade Técnica da Política da Criança e do Adolescente da Secretaria da Família desde 2012, quando apenas 15% dos conselhos tutelares estavam cadastrados no sistema. Em 2013, o sistema já possuía o cadastro dos 414 conselhos do Estado e número de conselheiros tutelares cadastrados saltou de 310 para 1.841, no mesmo período.

De 2012 a 2013, o Governo do Estado capacitou mais de 7,3 mil conselheiros tutelares e de direitos e com mais este curso serão 11,3 mil pessoas capacitadas atuando na rede de direitos. Para esta capacitação o Governo do Estado destinou R$ 340 mil do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência, deliberados pelo Conselho Estadual da Criança e Adolescente (Cedca).

O evento também contou com a presença da gerente executiva da Escola de Governo, Francine Josniak; da gerente de Desenvolvimento de Produtos e Serviços do Sesi-PR, Maria Cristina de Souza Rocha e Alcione Mazur, pedagoga do núcleo de Ensino a Distância e Gestão de Projetos do Sesi e equipe técnica da Secretaria da Família.

Após a aula inaugural, os participantes assistiram às palestras: “A importância do ensino a distância no processo de aprendizagem”, “A implementação dos Sipia no Brasil” e a “A implementação do Sipia no Paraná”.