Fernanda Richa participa em Curitiba da inauguração de Centro da Juventude 10/07/2012 - 13:50

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou na manhã desta sexta-feira (06) da inauguração do Centro da Juventude Eucaliptos no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba. A construção e o equipamento da unidade recebeu o investimento de R$5 milhões liberados pelo Governo do Estado do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU).

O complexo esportivo e cultural oferecerá atividades gratuitas para todas as faixas etárias e conta com uma estrutura pioneira na cidade, com piscina aquecida, biblioteca, ginásio poliesportivo coberto, campo de futebol, pista de skate e salas multiuso e vai atender cerca de cinco mil participantes/mês.

“O Centro da Juventude irá ampliar as atividades esportivas, culturais e recreativas que a Prefeitura desenvolve no município, descentralizando ainda mais o atendimento e permitindo que um maior número de pessoas usufrua dessas atividades, essenciais para a melhoria da qualidade de vida e disseminação de valores éticos e cidadãos”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Morador da comunidade e presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Roberto Langer Jr, Lucas de Brito Miguel, de 17 anos, destacou a estrutura do Centro da Juventude. “É um complexo muito grande e bem organizado, que irá permitir para aos jovens e suas famílias participarem de diversas atividades que visam o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional”.

O Centro da Juventude oferecerá atividades para todas as faixas etárias, bem como contará com uma programação especial criada para atender as necessidades e interesse do público jovem. Na área de esporte e lazer, serão desenvolvidas atividades em diversas modalidades, incluindo natação, capoeira e skate, bem como serão realizadas atividades de ginástica; musculação; alongamento; dança; festivais e torneios esportivos.

Além da programação esportiva e de lazer, o Centro da Juventude contará com uma grande variedade de ações culturais, com a realização de cursos de marchetaria, canto e gravura colorida; espaço de leitura com empréstimo de livros e atividades pontuais como teatro de bonecos, cinema nos bairros, concertos e shows musicais.

A estrutura conta com uma área construída de 2.840,87m² com piscina semi-olímpica aquecida; mezanino; vestiários; auditório para 80 pessoas; sala de musculação; salas multiuso; ginásio poliesportivo coberto com arquibancada para 200 pessoas; cozinha; campo de futebol; biblioteca; anfiteatro para apresentações culturais; pista de skate e pista de caminhada.

PARANÁ - Já foram inauguradas mais 12 unidades de um total 29 Centros da Juventude em todo Estado do Paraná. O investimento total é de R$ 66 milhões para construção e aquisição de mobiliário e equipamentos necessários para o seu pleno funcionamento. O recurso foi liberado pelo Governo do Estado do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (Fia) e aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds).