Curitiba realiza etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente 29/03/2012 - 11:40

O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca) promoveu nesta quarta-feira (28), a etapa regional da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Curitiba. O evento teve o apoio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds), por meio do seu escritório regional no município.

A abertura contou com a apresentação da orquestra de cordas da Fundação Solidariedade, de Campo Magro, sob a regência do maestro Sergio Betini. A entidade sem fins lucrativos se transformou em referência na busca de oportunidades para crianças e adolescentes que estão em situação de exclusão social. Desde 2005, conta com uma orquestra de cordas aonde as crianças, conforme suas aptidões artísticas, tocam violão, violoncelo e violino.

A especialista em psicologia da criança e do adolescente, Aline Pedrosa Fioravante, palestrou para as cerca 250 pessoas presentes, abordando os cinco eixos temáticos da conferência: promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; e gestão da política estadual dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Depois de elaboradas e aprovadas as propostas a serem enviadas para próxima etapa da conferência, também foram homologados os delegados que representarão os 29 municípios da região na fase estadual que acontece em Curitiba, nos dias 07, 08 e 09 de maio.

O objetivo central da conferência é articular e pactuar com os gestores das três esferas de governo o processo de implementação da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

PLANO – A Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente (que passou por consulta pública no ano passado e está em fase de finalização) será o tema central da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para 11 a 14 de julho.

A partir das 68 diretrizes já aprovadas, foram elaborados os princípios, as diretrizes e os objetivos estratégicos do Plano Decenal. Todo o processo de conferências 2011-2012, que se iniciou com os encontros municipais, tem em vista três focos principais: sua mobilização, implementação e monitoramento.

GALERIA DE IMAGENS