Conselhos Tutelares de Capitão Leônidas Marques e Cafelândia recebem automóveis e equipamentos de informática 07/03/2012 - 08:53

Os conselhos tutelares de mais dois municípios da Região Oeste do Paraná, Capitão Leônidas Marques e Cafelândia, receberam os automóveis e equipamentos de informática adquiridos com recursos liberados pelo governo do estado em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds). Os eventos de entrega, que aconteceram no mês de fevereiro, e contaram com a presença de autoridades municipais.
Os recursos destinados para a compra de veículos e equipamentos de informática, liberados no ano passado, fazem parte de um total de R$ 13 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A administração desse fundo, destinado a melhorar a atuação dos 413 conselhos tutelares nos 399 municípios paranaenses, está a cargo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

Os novos equipamentos de informática irão permitir que as duas unidades, por exemplo, aprimorarem as estruturas de trabalho e implantar o Sipia-Web (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), programa que permite o registro de denúncias pela internet e cria um banco de dados unificado com todo o Estado.

Já os automóveis serão utilizados para dar apoio ao trabalho dos conselheiros tutelares, que precisam se deslocar para verificação de denúncias e acompanhamento de crianças e adolescentes. O conselho tutelar é uma das unidades estratégicas do sistema para garantia e defesa dos direitos de pessoas com menos de 18 anos. A atuação está regulamentada em lei e deve ser executada pelos poderes públicos.

GALERIA DE IMAGENS