Conselho inicia processo de votação para as eleições 2015 26/08/2015 - 14:50

Entidades da sociedade civil de todo o Paraná estão elegendo os representantes para a composição do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca) no biênio 2015-2017. A eleição, que iniciou nesta segunda-feira (24), em 11 municípios polos do estado, segue até o dia 31 de agosto. O processo eleitoral é acompanhado pela equipe técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e referendado por integrantes do Ministério Público do Paraná.

A votação já ocorreu nos polos de Ponta Grossa (24), Guarapuava e Cascavel (25). Nesta quarta-feira (26), é a vez das entidades que compõem os polos de Foz do Iguaçu e Toledo escolherem seus representantes no colegiado.

As próximas etapas acontecem em Foz do Iguaçu e Toledo (26), Paranavaí e Maringá (27), Londrina e Jacarezinho (28), com encerramento em Curitiba (31).

Segundo o responsável pela Unidade Técnica de Garantia de Direitos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Leandro Meller, o grande diferencial desta eleição é o novo modo de representação, que contempla todas as regiões do estado.

“Cada vez mais as entidades do interior estão ampliando a sua participação na construção de políticas públicas. Desse modo, a quantidade de crianças e adolescentes bem representadas nessa construção também cresce”, ressaltou.

RESULTADO - O processo eleitoral que está em andamento vai eleger 12 conselheiros, em 11 regionais do Estado. Serão eleitas para compor o Cedca as entidades mais votadas em cada regional ampliada. As demais serão suplentes, de acordo com a ordem de classificação. Em caso de empate, a vaga será da entidade com registro do estatuto mais antigo no cartório competente. O resultado final, com a listagem das entidades eleitas será divulgado no dia 09 de setembro.