Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná tem nova presidência 17/03/2015 - 10:20

Na próxima reunião plenária extraordinária, que acontece nesta sexta-feira (20), toma posse a nova presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Ires Damian Scuzziato, representante do Centro Social e Comunitário Dorcas, da Comunidade Luterana. Na vice-presidência, assume Márcia Tavares dos Santos, que representa a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

“Estar à frente do conselho com certeza será um grande desafio. Cada vez mais precisamos pensar e propor políticas públicas para garantir com eficácia os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma Ires.

NOVOS DESAFIOS – A nova presidente do Cedca é graduada em Serviço Social pela Universidade do Oeste (Unioeste) com especialização em Políticas Sociais. Ires mora há mais de 40 anos em Toledo, região Oeste do Estado, onde foi a primeira conselheira tutelar do município. Também foi diretora do Departamento de Atendimento à Criança e ao Adolescente por 12 anos e três vezes presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2009, exerceu a presidência do Cedca e atualmente está no terceiro mandato como conselheira do órgão.

Segundo Ires, a organização das Conferências Municipais e da Conferência Estadual dos Diretos da Criança são alguns dos grandes desafios para 2015. “Esse ano temos ainda o processo de eleições unificadas dos conselheiros tutelares, que contará o apoio técnico e administrativo do Conselho”, finaliza.

PROTEÇÃO E DEFESA - Criado em 1991, o Cedca é um órgão consultivo, deliberativo e controlador das ações de atendimento à criança e ao adolescente, vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O Conselho é composto por 24 membros, representantes governamentais e não-governamentais, intitulados de conselheiros. A cada ano, a presidência e a vice-presidência do órgão são ocupadas de forma alternada entre representantes dos dois segmentos.

Todos os meses o Conselho se reúne para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, conforme estabelecido na Constituição Federal, Estadual e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Durante os encontros, o grupo debate formas de incentivar a criação e estimular o funcionamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares; apoiar a realização de eventos, estudos e pesquisas no campo da promoção, proteção e defesa da infância e da juventude e garantir que as ações do governo contemplem de forma integral.

As reuniões plenárias são abertas à comunidade e acontecem na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, que fica no 7º andar do Palácio das Araucárias, em Curitiba. As datas e horários das reuniões são divulgadas no site www.cedca.pr.gov.br.