Comitê de Proteção promove reuniões para garantir direitos das crianças e adolescentes durante a Copa 28/05/2014 - 17:20

O Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescente promoveu nesta terça (27) e quarta-feira (28) duas reuniões para a definição de ações preventivas e fluxos de atendimentos a crianças e adolescentes no período da Copa do Mundo. Os encontros fazem parte do plano de ação definido pelo Comitê para preparar a rede de proteção à infância e adolescência no Estado para o evento.

O primeiro encontro aconteceu no Litoral e teve a participação de representantes da assistência social dos municípios de Antonina, Morretes e Paranaguá, das Polícias Militar e Civil e da Secretaria de Estado da Saúde.

A reunião desta quarta-feira foi realizada na Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em Curitiba, e teve a presença de representantes da capital e mais dez municípios da Região Metropolitana. O encontro contou com a presença de integrantes da assistência social, técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), conselheiros tutelares, representantes dos conselhos Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente e Municipal de Assistência Social e da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba.

A coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado da Família, Elenice Malzoni, que faz parte da coordenação do Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, explica que as reuniões são importantes para que sejam estabelecidas parcerias. “Nesses encontros compartilhamos informações para que todos os municípios entendam todo o processo de risco, vulnerabilidade e violações de direitos de crianças e adolescentes no período dos jogos”.

Durante as reuniões também foram definidas as formas de atendimento das crianças e adolescentes em situação de suspeita ou em casos de confirmação de violência sexual.

A próxima reunião será realizada em Foz do Iguaçu, na próxima quarta-feira (4).