Cedca elege novo presidente para o biênio 2015-2017 17/11/2015 - 10:40

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) elegeu, nesta terça-feira (17), os novos presidente e vice-presidente do colegiado. A eleição aconteceu durante a reunião plenária extraordinária, realizada no primeiro dia da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Curitiba.

Foram eleitos para a presidência do órgão o conselheiro governamental Leandro Meller, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e para vice-presidência o conselheiro não governamental Francisco dos Santos Marcos, representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaguariaíva. Os novos dirigentes já assumiram o mandato, que terá um ano de duração.

Para o novo presidente, o maior desafio do conselho a partir de agora é encaminhar, auxiliar e apoiar aos municípios na elaboração de seus planos decenais dos direitos da criança e do adolescente. “Vamos trabalhar para que até o final do prazo, em dezembro de 2016, todos 399 municípios do Paraná estejam com seus planos devidamente aprovados para execução”, disse Meller. “Ao mesmo tempo vamos continuar atuando no acompanhamento e monitoramento do plano estadual”.

CEDCA – O Cedca foi criado em 1991 como um órgão consultivo, deliberativo e controlador das ações de atendimento à criança e ao adolescente, vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. É composto por 24 membros, eleitos de forma paritária e que se reúnem mensalmente para deliberar sobre políticas referentes à criança e ao adolescente, com a participação da sociedade civil e órgãos governamentais.

Atualmente, o Conselho é composto por cinco câmaras: políticas básicas; garantia de direitos; de capacitação, mobilização e articulação; de gerenciamento do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA); e de orçamento.

As reuniões plenárias são abertas à comunidade e acontecem na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, que fica no 7º andar do Palácio das Araucárias, em Curitiba. As datas e horários das reuniões são divulgadas no site www.cedca.pr.gov.br.