Cedca comemora retomada das políticas pela infância e pelo adolescente no Paraná 04/06/2019 - 16:40

O presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente (Cedca-PR), Renann Ferreira, acredita que a criação da Força-Tarefa Infância Segura é um grande passo para a retomada das políticas de atenção à criança e ao adolescente no estado do Paraná. “Passamos durante os últimos anos pelo maior desmanche na área da criança e adolescência, e com a Força-Tarefa estamos vendo a retomada da consolidação da Rede de Proteção e o papel dos conselhos locais”, afirma.

 

A Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes contra a Criança foi criada pelo secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, e ganhou a adesão de diversos outros órgãos do governo, como secretarias e polícias, além do Poder Judiciário, Ministério Público e ONGs. “Nós passamos por alguns anos de desmonte da política da criança, principalmente em relação ao enfrentamento das violências. Portanto a criação de uma força-tarefa que visa articular o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente como um todo é um grande passo para retomar essa política pela qual o Conselho batalhou tanto e durante tantos anos”, diz Rennan.

 

O Conselho vai agora analisar as ações da Força-Tarefa e deliberar sobre cada uma delas, além de promover ações de orientação ao público em geral. “Nos queremos que todas essas ações sejam chanceladas pelo conselho e virem uma política pública de fato. Tivemos na gestão anterior a Comissão de Enfrentamento, que foi um comitê regionalizado mas que não virou uma política pública de fato, enfraquecendo nossa teia de atuação com os municípios. Então, a partir dessa força-tarefa nós esperamos consolidar a rede dentro do estado, fortalecer os conselhos locais, dando todo o suporte”.

 

Segundo o secretário Ney Leprevost, a defesa das crianças paranaenses será prioridade máxima da secretaria e o Cedca pode contar com todo o apoio e parceria da Sejuf. “A orientação do governador Ratinho Junior é a atuação em parceria, promovendo políticas públicas que representem a sociedade civil organizada”, garante.

 

Rennan vê como positiva as iniciativas da nova gestão da Sejuf, no governo Ratinho Junior. “A criança precisa ter prioridade absoluta e proteção integral, e ficamos muito felizes com esse posicionamento do secretário Ney Leprevost e com a indicação da dra. Ângela Mendonça  para a diretora da Política da Infância, do Adolescente e do Idoso. É uma pessoa técnica, com conhecimento da área e que tem muito a somar com as ações do conselho”, finaliza o presidente do Cedca.

GALERIA DE IMAGENS