Cedca abre novo prazo de inscrição para escolha de conselheiros da sociedade civil 30/06/2015 - 17:40

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) prorrogou o prazo para as inscrições de representantes da sociedade civil que queiram integrar o órgão no biênio 2015/2017. Os interessados têm até o dia 29 de julho para se inscrever. A eleição ocorrerá de 24 a 31 de agosto, em 11 regiões do Estado.

As datas foram definidas depois que o Conselho deliberou, no último mês de maio, pela suspensão do processo eleitoral para a readequação dos prazos da eleição, que aconteceria, inicialmente, de 23 a 26 de junho.

Com a eleição, serão escolhidos por maioria de votos 12 conselheiros e 12 suplentes com mandato de dois anos. As vagas serão distribuídas em 11 regionais ampliadas. A Regional de Curitiba, onde está localizada a maior concentração de crianças e adolescentes do Estado, terá o direito de eleger dois conselheiros. As demais regionais terão direito a eleger um representante no órgão.

INSCRIÇÕES - Para participar do processo os representantes de entidades podem se inscrever em um dos 22 Escritórios Regionais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento (Seds). Os endereços dos escritórios estão disponíveis no endereço eletrônico:

Também serão admitidas inscrições enviadas por correspondência à Secretaria Executiva do Cedca, que fica na Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n, Centro Cívico, Curitiba, Paraná, CEP 80530-915.

Serão admitidas somente entidades com inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que estejam em funcionamento regular há pelo menos um ano. Aquelas que atenderem aos critérios podem habilitar-se como candidatas e votantes ou apenas como votantes. A opção escolhida deve ser apontada na ficha de inscrição.

PROCESSO - O processo eleitoral se dará por meio de assembleias em todo Estado. As entidades interessadas formarão colégios eleitorais em 11 regiões, compostas por duas regionais vizinhas: Curitiba e Paranaguá (regional Curitiba); Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão (regional Foz do Iguaçu); Guarapuava e Pato Branco (regional Guarapuava); Cascavel e Laranjeiras do Sul (regional Cascavel); Irati e União da Vitória (regional Irati); Ponta Grossa e Ivaiporã (regional Ponta Grossa); Jacarezinho e Cornélio Procópio (regional Jacarezinho); Londrina e Apucarana (regional Londrina); Maringá e Campo Mourão (regional Maringá); Paranavaí e Cianorte (regional Paranavaí); Toledo e Umuarama (regional Umuarama).

Serão eleitas para compor o Cedca as entidades mais votadas em cada regional ampliada. As demais serão suplentes, de acordo com a ordem de classificação. Em caso de empate, a vaga será da entidade com registro do estatuto mais antigo no cartório competente.
O regulamento completo está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://xoops.celepar.parana/migracao/seds_cedca/arquivos/File/deliberacoes2015/55_2015.pdf