Adolescentes começam a construir rede de participação e controle social no Paraná 04/07/2013 - 14:30

Mais de 250 adolescentes participaram, entre 21 e 27 de maio, do primeiro ciclo de encontros regionais do ?Projeto de Formação e Articulação de Adolescentes para a Participação e o Controle Social?.

Os eventos aconteceram em Londrina, Nova Esperança, Ponta Grossa, Curitiba e Foz do Iguaçu, com apoio de diversas entidades locais, que ajudaram a mobilizar e selecionar meninas e meninos interessados em integrar a iniciativa.

Nos encontros foram discutidos o histórico e a realidade dos direitos humanos e foi lançada a proposta de construção de uma rede estadual de adolescentes para participar dos espaços de debate e fazer controle social das políticas públicas relacionadas a infância e adolescência. Com isso, pretende-se contribuir para a garantia do direito à participação, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas ainda pouco reconhecido e efetivado.

Para dar início à rede, os(as) participantes já elegeram adolescentes articuladores(as) de cada uma das regionais envolvidas, formando um grupo que passará a acompanhar as reuniões mensais do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR), em Curitiba. O grupo terá ainda outros momentos de formação, presencialmente e através da internet, e se comprometeu a criar canais de comunicação para compartilhar as informações e debates com os demais adolescentes de suas regiões.

Conheça os(as) adolescentes articuladores(as) eleitos(as):

Regional Curitiba

Titulares: Dhiene Aparecida Silvério e Marcus Vinicius Juliani
Suplentes: Jessika Muguete de Oliveira e Antonie Ramos de Goes

Regional Foz do Iguaçu

Titulares: Emily Caroline da Silva e Guilherme Siqueira Teixeira
Suplentes: Danrlei Campina e Eder Diego Souza da Silva

Regional Londrina

Titulares: Karen Hortência Almeida Marcelino e Maria Eduarda Garcia
Suplentes: Amanda Antunes da Silva e Otávio Valeriano Santos Silva

Regional Maringá

Titulares: Élvis Silvestre dos Santos e Juliane Valle
Suplentes: Mônica Santos de Almeida e Amanda Regina Bahu

Regional Ponta Grossa

Titulares: Murilo Adriano Teixeira e Marina Ribeiro
Suplentes: Ohana Dias Gonçalves e Gabriela Chaves Thomé

Próximos passos

Além das ações com o grupo eleito, que se estendem até o segundo semestre de 2014, outros quatro encontros regionais estão previstos para acontecer até o final do ano com os(as) 250 participantes. Os próximos temas a serem abordados são: Sistema de Garantia de Direitos; participação popular e controle social; políticas públicas; e orçamento público.

As atividades fazem parte do ?Projeto de Formação e Articulação de Adolescentes para a Participação e o Controle Social?, desenvolvido pela Ciranda e pelo Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR), com o apoio de diversas entidades e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA/PR), através de recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA).