Ações marcam mês de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes no PR 28/05/2014 - 11:50

O Paraná intensificou neste mês de maio a realização de ações de enfrentamento ao problema da violência sexual de crianças e adolescentes. A medida faz parte da mobilização para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. Ao todo, 67 municípios estão mobilizados e desenvolvendo uma série de ações para sensibilizar a sociedade. Entre os trabalhos executados está a distribuição de material informativo, gincanas, peças teatrais, oficinas temáticas, caminhadas, palestras e atividades em escolas.

Nesta quarta-feira (28), no município de Chopinzinho, na região Sudoeste, serão realizadas gincanas culturais e palestras nas escolas, voltadas para os jovens e população em geral. As ações serão desenvolvidas em parceria pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar.

Até a próxima sexta-feira (30), no município de Saudade do Iguaçu, também na região Sudoeste, os estudantes poderão assistir a palestras que têm o combate ao abuso e exploração sexual como tema. Desde segunda-feira (26), em pontos específicos da cidade está sendo feita a distribuição de cartilhas informativas.

Em Guarapuava as ações também seguem até a próxima sexta-feira. Durante todo o mês de maio, a parceria de diversas entidades garante a apresentação de pequenas peças teatrais, palestras, composição de poesias e músicas de hip hop e pedágios socioeducativos, com a entrega de panfletos.

Em Pinhão, na região centro-sul do Estado, as atividades acontecem desde o início deste mês e seguem até novembro. Entre os trabalhos está a mobilização nos bairros e nas áreas rurais e a entrega de panfletos e adesivos no comércio. Até novembro, técnicos do Creas visitarão 23 localidades rurais para coletar informações e orientar a população sobre como é feito o atendimento e o encaminhamento no caso de uma ocorrência de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

No município de Nova Santa Rosa, no Oeste, crianças, adolescentes e pais poderão assistir a palestras até a próxima sexta-feira. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes também foi lembrado no município com a distribuição de panfletos.

Em Foz do Iguaçu, também na região Oeste, as ações vêm acontecendo desde o início do mês com palestras para as famílias, capacitação de policiais civis, passeatas, seminário. Nesta sexta-feira, pela manhã, haverá uma reunião da Rede Proteger para analisar os avanços do pacto de apoio ao Plano Operacional e ao Plano Transnacional para o enfretamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu e na tríplice fronteira. À tarde, serão feitas apresentações culturais.

Os municípios que desenvolveram ações para alertar a sociedade para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são: Assis Chateaubriand, Bom Sucesso do Sul, Cambé, Campina do Simão, Campo Largo, Candói, Cantagalo, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guaíra, Guarapuava, Guaraniaçu, Honorário Serpa, Ibiporã, Itaipulândia, Itapejara d´Oeste, Iracema do Oeste, Jaguapitã, Jesuítas, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Mariópolis, Maripá, Marquinhos, Medianeira, Mercedes, Nova Laranjeiras, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Ouro Verde do Oeste, Palmas, Palotina, Pato Bragado, Pato Branco, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, São João, São José dos Pinhais, São Pedro Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Serranópolis, Serranópolis do Iguaçu, Sulina, Terra Roxa, Toledo, Tupanssi, Turvo, Virmond e Vitorino.

GALERIA DE IMAGENS